sábado, 13 de agosto de 2011

Felicidade, a palavra do dia

para o meu pai

Antonio Alves Moreira, meu pai. Esse gatinho muito bem recebido, apareceu um dia, lá na chácara

Curiosamente, já me pediram para escrever sobre qual seria o segredo da felicidade. Quem sou eu! Aqui com os meus botões, acho que isso varia de pessoa para pessoa porque envolve experiências, amadurecimento, redescobrimento próprio e também do outro.

Quando um bebê nasce, a mãe logo pergunta ou confere se é perfeita a criança. - Sim, é perfeita! Fugaz instante de completa felicidade. Tudo mais passa a ser um mero detalhe. Mas a gente se afasta rápido de instantes mágicos como esse. E pela vida afora nos perdemos quanto ao sentido da felicidade.

Já fui feliz ministrando aulas em condições totalmente inóspitas, e estagiando numa universidade no Japão. Já atravessei o Rio São Francisco, o Atlântico e até o Pacífico, como retirante e como turista e em ambos fui feliz do mesmo modo. Ambos envolviam expectativas e responsabilidades diferentes.

Acredito que a felicidade more em dois principais lugares: primeiro, no reconhecimento do quanto já somos felizes. Depois, no sonho. Na expectativa de novas realizações. Se você acha que já tem tanto, mas tanto, inclusive como ser humano, que não precise mais sonhar, é melhor se beliscar para ver se ainda está vivo.

Por outro lado, quem se diz infeliz, deveria antes fazer um estágio, mas também pode ser uma visita a um asilo, orfanato ou hospital. Lá, a gente vê muita coisa, principalmente a nossa fugacidade. Quiçá, enxergue a própria felicidade. Sei o que é isso. Numa determinada época o meu trabalho era estudar num hospital. Penso que depois disso eu passei a entender melhor o meu pai. Ele foi funcionário de um grande hospital, não me pergunte por quantos anos. Aposentou-se lá. Nunca conheci tranco que o derrubasse. Não importava o tamanho do abismo, da molecagem ou mesmo da falsidade. Era como se o próprio mundo fosse muito pequeno. E é. Ele deve ter aprendido muito por lá. Deve ser por isso que eu nunca vi alguém tão justamente empossado de tanta felicidade.

Felicidade, não sei se é genético ou não. Pode ser uma questão de entendimento, embora, posto que sentimento, não seja racional. Seria a felicidade uma questão de decisão?

Da felicidade eu não sei o segredo e só posso falar dela nesses termos.
Felicidades!

Cissa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário