sábado, 17 de setembro de 2011

Um ponto de vista ou a vista de um ponto?


Fotografei a capuchinha (Tropaeolum majus) propositalmente por este ângulo. O dia estava lindamente ensolarado e eu queria que o resultado da foto lembrasse uma floresta! A Capuchinha é também conhecida como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico. Suas flores são comestíveis.

Consta que a capuchinha tem as seguintes propriedades: é antibiótica, diurética, expectorante, ativa a circulação,desinfeta as vias urinárias, age limpando os brônquios, combate a acne, as afecções da pele,a pele envelhecida,a caspa, a queda de cabelo,funciona como tônico capilar e aumenta o apetite e acba com o escorbuto.


A Capuchinha é fácil de cultivar. Num canteiro ou num vaso, onde possa receber bastante luz solar, ela floresce bem. Decorativa, pode compor bordas em jardins ou formar um lindo arranjo, plantada numa jardineira e instalada numa varanda ou peitoril ensolarado. A planta se reproduz por meio de sementes, por divisão de touceiras ou estaquia, sendo que o melhor método é o da divisão. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano porém, durante a primavera, a capuchinha se desenvolve com maior rapidez.
Não é muito exigente quanto ao solo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, pode-se utilizar:
1 parte de areia
2 partes de terra comum de jardim
2 partes de terra vegetal

Para melhorar a qualidade da mistura, pode-se acrescentar 1 parte de vermiculita (encontrada facilmente em lojas de produtos para hortas e jardins). Só é possível obter bons resultados no cultivo da capuchinha quando contamos com a incidência de luz solar direta, pelos menos durante algumas horas do dia. Quanto às regas, devem ser espaçadas, tendo o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.


Delicadas flores (inflorescências) do manjericão.

O manjericão é uma excelente fonte de vitamina K e uma fonte rica em ferro, cálcio e vitamina A. Além disso, fornece também fibra alimentar, manganês, magnésio, vitamina C e potássio.


A Nádia e eu, na horta de ervas medicinais do Paulo Decourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário