quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meritaço


Claudia helena Villela de Andrade




Merita era apelido de Maria Esméria, irmã mais velha do papai. Foi a primeira mulher a dirigir um automóvel em Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. Elegante, bonitona. Baton vermelho nos lábios, cigarro entre os dedos, saia justa. Verruga natural no rosto. Uma sereia de rio, como diziam os rapazes da época. Bem moderna para aquele momento. Perto dela era impossível não estar às gargalhadas. Fazia piada de tudo que visse. Às vezes era tão autêntica que beirava a grossura. Mas era o jeito dela. Olhava, pensava e dizia... dane-se o resto!
Casou-se, teve dois filhos e alguns netos, mudou para o Rio de Janeiro, curtiu muito o Arpoador e Ipanema. Tomou todos os chopes do Rio. Jogou tênis no Leme, viajou à Europa e na meia idade voltou a morar no interior.
Ela e o marido, tio Wilson, eram muito divertidos. Na velhice ficaram ainda mais engraçados. Brigavam sem parar, mas viviam grudadinhos. Tanto, que quando ele morreu, logo depois ela se foi também. Alguns meses depois.
Quando o tio Wilson queria implicar com ela, ao ajudá-la a levantar de algum lugar, dizia: “Levanta o piano!” E daí ela ficava xingando, com ódio por ele chamá-la de gordinha. Saíam resmungando um com o outro, mas sempre juntinhos.
Foi com ela que aprendi a ver se uma coxinha de galinha era boa. Dizia que, na primeira mordida, a gente devia colocar a massa entre os dentes e abrir a boca devagar. Arreganhando o maxilar vagarosamente. Se a massa agarrasse nos dentes, a coxinha não prestava. Se ao contrário, se soltasse, a massa era boa. Mas a cara que ela fazia pra explicar isso, era de se fazer xixi nas calças!
Meritaço foi uma tia muito linda. Super amiga do meu pai e de todos nós. Só podia mesmo ter nascido nesse dia, 12 de junho. Dia dos Namorados!

Claudia helena Villela de Andrade,
Do livro: Prosas do Ninho - vencedor na categoria "Livro de Memórias" (Prêmio Áureo Nonato) no concurso II Prêmios Literários Cidade de Manaus.

Claudinha representa com muita honra essa nova geração de escritores. Reconhecida com prêmios literários e muito criativa, tem um poder de síntese que somente os melhores possuem. Na internet, comanda com qualidade o grupo pax_poesis encantada, qualidade esta que resultou na publicação de dois livros do grupo, um de prosas e outro de poesias, além dos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário