terça-feira, 23 de agosto de 2011

A cassação do ex-prefeito Hélio


Cissa de Oliveira


Então é assim, Campinas está sem prefeito. Aliás, estava muito antes da saída de Hélio, prefeito cassado. Caos político. O ex e desaparecido prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, foi cassado numa sessão de julgamento histórica da Câmara Municipal de Campinas, que durou 44 horas. Dentre 33 vereadores, 32 votaram a favor da cassação.

Hélio foi considerado culpado em três situações, mas esse resultado em apenas uma delas bastaria para cassar o mandato dele. Irregularidades no caso Sanasa, onde fraudes em contratos foram descobertas; irregularidades na liberação de terrenos para a instalação de antenas de telefonia celular, e irregularidades na liberação de alvarás para empreendimentos.

Fora isso, ele foi considerado culpado por omissão, negligência e quebra de decoro no caso das denúncias envolvendo a primeira-dama Rosely Nassim Jorge Santos que, juntamente com Francisco Lagos, coordenador de Comunicação, Carlos Henrique Pinto, ex-secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, e o vice Demétrio Vilagra, agia num esquema de fraudes em licitação, corrupção e formação de quadrilha,sendo ela própria, a chefe do esquema.


Todos sabemos que o doutor Hélio era um prefeito bem aceito pelo povo, além de ser considerado um político exemplar, e assim, fica na população um certo pesar por tudo isto, não apenas por Campinas, ou pelo político, mas pela pessoa dele. Não se pode negar que obras importantes foram realizadas durante o primeiro mandato e até no segundo. Mas a que custo? É o que poderíamos nos perguntar agora.

Debates acalorados a gente ouve não apenas nos noticiários, mas também no trabalho, nas ruas, em casa, em todo lugar. Alguns apostam que o prefeito cassado ainda não está completamente fora da política. Outros, ao contrário, “que o povo tem memória curta”, sabe como é? Não viu o que aconteceu com o Collor?

Erros do prefeito cassado: Trazer pessoas sem ética para integrar a equipe política foi talvez o maior deles. Pior: dizer que não sabia o que a mulher fazia, pareceu coisa de filme, até porque ficou demonstrado que era ela a “chefe” do esquema. E filme por filme, não nos esqueçamos que este era um de muita ação, com maletas recheadas de dinheiro, conversas em código, e outras lambanças, puro desrespeito e menosprezo à inteligência do povo. Partindo para o segundo mandato ele demonstrou segurança no próprio governo. Tudo bem digno de uma manchete sensacionalista. Eu sugiro ”Prefeito volta ao local do crime e é cassado”.

Eu falei em lambança? Ah, sim, é que o vice que assumiu a prefeitura não é ninguém menos do que Demétrio Vilagra – o do terceiro parágrafo, lembra? – e que até ficou preso por alguns dias, recentemente, por ter o nome envolvido no esquema de fraudes em licitação, corrupção e formação de quadrilha.

Então é assim, Campinas está sem prefeito.



Cissa de Oliveira

Um comentário:

  1. Pois é Cissinha, enquanto rola essa novela toda, a cidade fica às moscas. Campinas deve ter alguma praga ou macumba, pq as história de prefeito nos último anos é de doer! Adorei seu blog.

    ResponderExcluir